Monday, June 18, 2007

Vau (17)

A CARTA

Amanheceu e...

-- Adam ...? Adam ...? acorda homem !! pára de resmungar.... sonhando besteiras, outra vez?!
-- hum ?? que preguiça !! que horas são ?
-- quase nove ! levanta dessa cama e sai de cima desses papéis!! -repreende Eva, enquanto abre a janela do quarto.
-- Passa as noites em claro... por falar em sonhos, lembra daquele teu sonho com um tal pássaro azul ? que até conversou contigo...? pássaros falantes, deus me livre !!
-- claro, claro, até já me tinha esquecido. você falou com aquela tal amiga lá da faculdade...?
-- Sol! Dr.ª Soltriana, professora de artes. Quer saber ? estudou até no exterior! ela mesmo, não conta nada. sabe o Tony? teu amigo Tony?! aquele impalamado !? !
-- sim, sim, o Tony ! Gostava de um "cisco de virilha" ... e como arrotava e peidava o cristão !!
-- pára de falar bobagens, Adam! pois esse tal é o namorado dela ! e Cleo, heim ?! ainda não apareceu !?
-- daqui a pouco ela chega, acalme-se. que tal um café...me faz um suco. acordei com sede. aproveita e me conta o que tua amiga disse sobre o meu sonho.
-- está numa folha de caderno... ela respondeu por escrito... depois... eu não estou gostando nada, nada, dessas ausências da Cleo, Adam ! um dia é a dor de cabeça, outro é a mãe doente...
-- ora, ora, Eva, essa moças são assim mesmo. sabe como é esta juventude de hoje em dia. contudo, Cleo é uma boa menina...
-- não defende, Adam, ! ultimamente tens defendido Cleo bastante. só para espiá-la no banheiro ? ora seu punhe...
-- está chegando ... Cleonice chegou... !!! -- alegra-se Adam ao abrir a janela do quarto, notando que a empregada desce de um automóvel.
-- ela vai me ouvir! !!
-- vá com calma, eva. ouça-a antes de qualquer atitude...
-- se continuar faltando assim querida, sou forçada a despedi-la. sua mãe que me desculpe mas... dormiu demais Cleo ?
-- ao contrário, dona Eva.... de menos. não sei mas... de uns tempos para cá, na tpm, venho sentindo cólicas muito fortes e... a cabeça então... dores terríveis!! já me disseram que é enxaqueca...
-- bom dia Cleonice !
-- ah ! tio Adam.. Ângelo mandou dizer-lhe que no retorno do trabalho, à noite, passará aqui para ...
-- então era o Ângelo naquele carro ?
-- não, não, ontem quando ele...
-- vá à padaria Cleo. traga pães, leite... - interrompe Eva, impaciente.
-- e o jornal; traga-me o jornal- completa Adam.
-- Algo mais? Não me demoro.
Durante o café, Adam mantém os olhos nas manchetes do jornal preferido: " novo porto " é a principal. O texto o deixa indignado.
Com efeito, provocado por um experiente jornalista acerca de uma eventual recandidatura à prefeitura do município , o jovem político declina do pleito em favor de " preocupações maiores" com as obras prometidas ainda durante a sua recém vitoriosa campanha eleitoral e se declara favorável, dentre outras, a: "..... construção de hidrelétrica do rio C. e a novo porto marítimo na baía B."
--" primeiro poluíram e agora querem globalizar a baía ... e ainda vão acabar com as quedas d'água e as nascentes do rio..." - murmura o introspectivo Adam.
-- aqui está o que Sol escreveu sobre o teu sonho. -- intervém Eva, já de café tomado.
-- outra coisa, estou indo ao cabeleireiro e depois passo no supermercado. não me espere para o almoço..... divirta-se ! ou melhor , divirtam-se !!
A carta, escrita à mão:
Querida amiga, meu mestre Juan Manuel ensinou-me assim:
alado es un símbolo de espiritualización, ya para los egípcios. la tradición hindú dice que los pájaros representan los estados superiores del ser. en un texto de las upanishads se lee: <<>>
" según loeffler, el pájaro, com el pez, era en su origen un símbolo fálico, pero dotado de poder ascendente (sublimacíon y espiritualización). en los cuentos de hadas se encuentran muchos pájaros que hablan y cantan, simbolizando los anhelos amorosos, igual que las flechas y los vientecillos. también pueden ser los pájaros amantes metamorfoseados."
especificamente sobre a cor, ouvi isto:
" el color del pájaro determina un sentido secundário de su simbolismo. el pájaro azul es considerado por bachelard como <<>>, es decir como pura asociación de ideas, pero a nuestro juicio, aunque su origen fuera éste, su finalidad es otra : constituir un simbolo del imposible. como la misma rosa azul. en alquimia, los pájaros son las fuerzas en actividad ....." e vai por aí afora.
olha eva, por ora e numa preliminar -- e preliminar é sempre bem vinda , não é mesmo ? -- te digo querida que tem alguem por aí olhando por ou de cima. Proteja-se amiga !!
Conseguindo algo mais sobre o assunto, te mando.
beijos, da amiga
SOL .
Adam terminou a leitura intrigado e com a cabeça repleta de indagações. Nas nuvens !! Ou perto delas, ... como um pássaro !?!
Quem estaria olhando de cima ? Produção do movimento aéreo ? Azul ? Lógico... a Terra em movimento e , vista de cima é azul... então... será que é isso !?
"-- Mas então o que tio Gabriel queria dizer com ...<< mulher é tudo igual , igual a um laço, e seu coração uma rede, e suas mãos, cadeias. Aquele que é agradável a Deus lhe escapa, mas o pecador será preso por ela...."Lembrou ele. "... Não foi à toa que titio fora eleito Presidente da Assembléia. Tio Gabriel era um grande sujeito. E conhecia tudo sobre o sexo feminino." E continuou com seus pensamentos:
"-- Agora começo a entender tudo. <<>> <<>>. <<>> Então é isso !

No comments: